Neste presente
trabalho irei abordar o seguinte tema: o Estado dos Mwenemutapa onde dentro
dele iremos encontrar a sua origem, as actividades económicas, a organização
político-administrativa, a estrutura socioeconómica, a ideologia, a decadência
e os seus factores.
O Estado dos Mwenemutapas
Origem
Na desintegração do Grande Zimbabwe nascem dois Estados:
·
O
de Torwa, com capital em Khami, na região do Grande Zimbabwe;
·
O
de Mwenemutapa, com capital em Dande, localizada entre os rios Mazoe e Luía.
Por volta de 1450, Mutota, chefe do clã Rozwi, abandona a região do
planalto do Zimbabwe com os seus seguidores em direcção ao vale do Zambeze,
fixando-se na região de Dande, criando o Estado de Mwenemutapa. A partir de
Dande e através de guerras de conquista, Mutota e, mais tarde, o seu filho
Matope, dominam os reinos vizinhos, formando um império cujos limites se
estendiam do Zambeze ao Limpopo e do
oceano indico ao deserto do Kalaari.
A agricultura continuava a ser a
principal base económica. Era como parente que o indivíduo tinha acesso à
terra, que não podia ser vendida nem alienada.
Dedicavam-se também à pastorícia,
à mineração do ouro, ao artesanato e ao comércio. O comércio a longa distancia
e a mineração do ouro eram controlados pela aristocracia dominante. Os
Shonas-Karanga trocavam o ouro por tecidos e missangas, que, com o tempo,
ascenderam à categoria de bens de prestígio. A principal forma de exploração
económica era a cobrança do tributo.
O poder central localizava-se entre os rios Luía e Mazoe e estava
circundado por uma cintura de Estados vassalos ou satélites, entre os quais se
encontravam sedanda, Quissanga, Quiteve, Manica e Báruè Maungwe, alem de outros.
As classes dominantes desses
Estados, constituídas por parentes dos Mwenemutapas e por estes nomeados,
tinham a tendência de se rebelar quando o poder central enfraquecia.
A estrutura político-administrativa pode ser representada da seguinte
forma:
Mwenemutapa – Chefe Supremo
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Mazarira, Inhaahanda e
Nambuzia – as três principais mulheres do soberano, com funções importantes
na administração.
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Nove altos-funcionarios –
responsáveis pela defesa, comércio, cerimonias magico-religiosas, relações exteriores, festas, etc.
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Mambos – chefes
dos reinos conquistados.
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Fumos ou
Encosses – chefes provinciais.
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Mukuru ou
Mwenemusha – chefes das mushas (comunidades aldeãs).
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Linhagem –
unidade produtiva de base, constituída por parentes consanguíneos.
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A articulação entre a aristocracia dominante e as comunidades aldeãs
encerrava relações de exploração de homem pelo homem, materializadas pelas obrigações
e direitos que cada uma das partes tinha para com a outra.
As comunidades aldeãs (mushas), sob a direcção dos mwenemushas, garantiam
com o seu trabalho a manutenção e a reprodução da aristocracia e esta concorria
para o equilíbrio e reprodução social de toda a sociedade shona, com o
desenvolvimento de inúmeras actividades não directamente produtivas.
* Impostos em trabalho:
* Mineração do ouro, quer para alimentar o comércio a longa distância, quer
para a importação de produtos que, na sociedade shona, ascendiam à categoria de
bens de prestígio (os jazigos auríferos situavam-se sobretudo nas terras planálticas
– Chidima, Dande, Butua e Manica)
* prestação de sete dias de trabalho mensais nas propriedades dos chefes (zunde);
*
construção de casas para membros das classes dominantes;
* transporte de mercadorias de e para os estabelecimentos comerciais.
* imposto em géneros:
* Primícias das colheitas (tributo simbólico) e uma parte da produção
(tributo regular);
* Marfim, pelas e penas de alguns animais e aves, respectivamente;
* Materiais para a construção da classe dominante: pedras, palhas, etc.
* Obrigações da classe
dominante:
* Orientar as cerimónias de invocação das chuvas;
* Garantir a segurança das pessoas e dos seus bens;
* Assegurar a estabilidade política e militar no território;
* Servir de intermediário entre os vivos e os vivos e os mortos;
* Orientar as cerimónias magico-religiosas para evitar cheias, epidemias,
calamidades naturais, etc.
A religião foi um factor integrador fundamental do sistema político
mwenemutapa. Proprietários de < <saber>> da fecundidade da terra e
depositários da ordem do mundo, os Mwenemutapas constituíam os antídotos mais
eficazes contra deserdem. A sua morte significa o caos ( choriros).
Praticava-se o culto aos espíritos dos antepassados – os Muzimus.os Muzimus
mais respeitados e temidos eram os de reis. Os especialistas que garantiam a ligação
entre os vivos e os mortos eram chamados de swikiros (também denominados
pondoros ou mondoros). Associados ao poder político, os swikiros eram o suporte
das classes dominantes.
Com este tratado, o imperador deixou de representar e executar a votade os
antepassados e tornou-se desmerecedor do cargo que ocupava.
A revolta do Changamire Dombo significou o inicio do desmembramento do
império dos Mwenemutapas. O ciclo do ouro e inicio do ciclo de marfim na margem
esquerda do Zambeze.
·
A fixação
de mercadores português na costa moçambicana a partir de 1505 e a ocupação de Sofala,
introduzindo profundas transformações na estrutura sociopolítica e económica da
sociedade shona;
·
Os
conflitos interdinástico;
·
A intervenção
dos português nos assuntos internos do Estado;
·
Desenvolvimento
dos prazos no vale do Zambeze;
·
A
intensa cristianização prosseguida pelos missionários.
Neste presente
trabalho concluí que o Estado dos Mwenemutapas nasceu de desintegração do
Estado do Zimbabwe, por volta de 1450, e a sua base de sobrevivência era a
agricultura, pastorícia, mineração do ouro, artesanato e o comercio.
E a sua organização
politica estava dividida por, Mwenemutapa que era o chefe supremo, mambos,
fumos ou emcosses mukuru ou mwenemusha e pela linhagem, a sua estrutura
socioeconómica esta dividida em dois níveis distintas: a comunidade aldeã
(musha ou incube) e a aristocracia dominante. A religião foi um factor
integrador fundamental do sistema político mwenemutapa.
Alguns factores,
conflitos interdisnasticos contribuíram para a decadência dos Mwenemutapas.
Gostei da sua abordagem
ResponderEliminarGostei
ResponderEliminarGostei do trabalho. É fastatico.
ResponderEliminarFoste profundo.
ResponderEliminarvisitem também este site:
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Bom🇲🇿🇲🇿🇲🇿🇲🇿❤️❤️☺️
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